quarta-feira, 27 de agosto de 2008

17/08/08 - Corupá - Parque das Cachoeiras

Pela manhã, café reforçado e ida ao parque das cachoeiras em Corupá. Um complexo com 14 cachoeiras e uma trilha de 2,5 km de subida e 2,9 km de descida. O estimulo de todos os sentidos vale a pena. Parque vazio, fomos os primeiros a chegar.
Sobre o Parque das Cachoeiras
Ao todo são 14 cachoeiras que descem o Rio Novo e que o turista pode conhecer através de um trekking. Para conhecer todas as cachoeiras é preciso um bom fôlego, são cerca de 2850 metros de caminhada com fortes subidas pela trilha do Passa Águas. Apesar do esforço físico, o visual compensa.
Desde a primeira cachoeira, a do Suspiro, até a última, a do Salto Grande, o espetáculo das águas serve como refúgio para o cansaço. Cada uma traz uma peculiaridade. A cachoeira do Tombo justifica o nome e merece atenção, enquanto a do Salto Grande merece uma boa foto: 125 metros de queda livre. Impossível descrevê-las, o melhor a fazer é visitar Corupá comprovar tamanha beleza.
Até 1989 eram somente conhecidas oito cachoeiras da rota. Nesta época foi formada uma expedição com cinco pessoas que subiram o Rio Novo, para descobrir os segredos das quedas e fazerem o batismo de novas cachoeiras. O grupo descobriu que na verdade são 14 cachoeiras sendo a metade de grande porte.
A Prefeitura Municipal criou o Parque Municipal do Rio Novo, local onde se encontra a Rota das Cachoeiras e vem investindo em infra-estrutura, melhorando as condições de visitação.