quinta-feira, 28 de agosto de 2008

19/08/08 - Cambará do Sul - RS

Chegamos em Cambará já cansados, resolvemos então procurar uma pousada, comer, e se preparar para o dia seguinte. Encontramos então uma pizzaria muito original (a única aberta..rs). Em um ambiente vintage é possível saborear a deliciosa pizza de pinhão com linguiça ouvindo o LP que você escolher. A pousada que escolhemos foi a Estalagem da Colina (www.estalagemdacolina.com.br).

Sobre Cambará do Sul - RS
Cambará do Sul nasceu em 17 de abril de 1864, a partir da doação de 20 hectares de terra à igreja, feita por Dona Úrsula Maria da Conceição, em pagamento a uma promessa feita ao padroeiro São José. Até 1963, a área pertencia a cidade vizinha de São Francisco de Paula.
A palavra Cambará é de origem tupi-guarani e significa "folha de casca rugosa". É o nome de uma árvore típica da região. Na praça central de Cambará do Sul é possível conhecer a árvore. Suas folhas verde-claro são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes.
Cambará do Sul é conhecida também como a "terra dos cânions" e "capital do mel". A pequena Cambará do Sul é campeã no ranking de baixas temperaturas, sendo que o seu inverno está sempre entre os lugares mais frios do Brasil.
Como uma típica cidade de interior conserva hábitos antigos, como a reunião familiar e de amigos na cozinha, ao redor do fogão à lenha. Nas épocas frias, o pinhão na chapa é o tira gosto do gaúcho serrano.